Eleição de Bispa(o) coadjutor(a): etapa das assembleias paroquiais

No início de 2018 nosso Bispo e o Conselho de Diocesano começaram, com autorização da Câmara Episcopal da IEAB, um processo de discernimento e avaliação para eleição de bispa ou bispo coadjutor(a) (com direito à sucessão episcopal). Em abril daquele ano foi realizado um Concílio Extraordinário na cidade de Londrina, onde as regras para o processo eleitoral foram definidas, elegendo-se para isso uma comissão eleitoral, sob a supervisão do Conselho Diocesano.

O primeiro ato da comissão de eleição foi o lançamento de uma pesquisa livre sobre o perfil desejado para a nova bispa ou bispo, que contou com participação de toda diocese. Diante dos resultados a comissão preparou um instrumento para facilitar discussões nas comunidades locais, etapa lançada na data de hoje (19 de fevereiro).

A Diocese do Paraná se prepara para eleger sua nova bispa ou bispo coadjutor(a),

Assembleias paroquiais para definir o perfil episcopal

As comunidades da Diocese são orientadas a realizar assembleias especiais para discutir o perfil desejado da nova bispa ou bispo. É com as informações trazidas de cada comunidade que a Comissão de Eleição, sob a supervisão do Conselho Diocesano, irá definir o texto do edital para eleição.

Roteiro para as discussões comunitárias

O Roteiro (ou, “Instrumento de Consulta”) para as discussões comunitárias já está disponível para todas as pessoas interessadas (o download pode ser feito neste link), e deverá ser preenchido e ser entregue para a comissão de eleição.

O Instrumento de Consulta é formado pelas normas básicas para eleição de uma bispa ou bispo, como requisitos formais e canônicos, seguido de um questionário simples sobre os aspectos que a comunidade considera importante na pessoa a ser eleita. Cada comunidade pode acrescentar ainda seu próprio ponto de vista e suas sugestões para o processo.

Também está disponível o resultado da consulta espontânea do perfil episcopal desejado.

Em breve teremos disponibilizado nesta página mais informações e documentos necessários à consulta.

Sua opinião é importante para nossa Diocese!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: